quinta-feira, 15 de outubro de 2020

O Anjo das Trevas [Pe. Júlio Maria de Lombaerde]

 

O anjo das trevas é conhecido por todos. E no dizer de São João, aquela antiga serpente, que se chama o demônio e Satanás, que seduz todo o mundo e foi precipitado na terra... Ai da terra e do mar, continua o vidente de Patmos, porque o demônio desceu a vós, com grande ira, sabendo que lhe resta pouco tempo, para perder as almas (Apoc 13, 9. 12).

Eis um tento e uma figura apocalípticos, que se podem aplicar literalmente à época que atravessamos. Parece que o fim dos tempos está se aproximando, e que o demônio, ou anjo das trevas, tem pressa em aproveitar o tempo para perder a humanidade.

Hoje, sentimos em cima e dentro da sociedade um sopro, devia se dizer, um furacão de revolta, de sensualidade, de ódio que seria misterioso, se não fosse diabólico. Mas é diabólico! É o anjo das trevas que se agita e se desdobra numa atividade febril, para fomentar as paixões humanas, esconder o ideal do homem e acender o ódio contra os sacerdotes, contra a Igreja e contra o próprio Deus.

É a obra do anjo das trevas. Mas o demônio não aparece pessoalmente, senão raras vezes e com licença de Deus, Ele tem os seus representantes, os seus emissários, conscientes ou inconscientes, a quem dita as suas vontades, e que lhe servem como escravos. Quem recusa ser filho de Deus, torna-se escravo do demônio! Quem nega a luz fica nas trevas. Não há outra saída.

Sem entrar nos pormenores de uma enumeração completa, como conviria a uma obra didática, pode-se dizer que os autênticos representantes do anjo das trevas são as conhecidas seitas destrutoras:

 

1 - 0 espiritismo, destrutor da inteligência;

2 - O protestantismo, destrutor da união;

3 - A maçonaria, destrutor a da autoridade:

4 - O divorcismo, destrutor da família;

5 - O sexualismo, destrutor do pudor;

6 - O comunismo, destrutor da liberdade.

 

Nas páginas que se seguem, sem ter a pretensão de fazer unm exposição completa, didática, quero tratar destes seis anjos das trevas? ou demônios, que atacam hoje o eterno rochedo da Igreja, procurando derrubar as suas instituições e abalar os seus princípios. E com que hão de substituir o que pretendem demolir? Estão mostrando diariamente o que fazem, Podemos julgá-los pelos seus frutos.

 

O espiritismo é um produtor de loucura;

O protestantismo é um produtor de ódio;

A maçonaria ê ums produtora de revolta;

O divorcismo é um produtor de discórdia;

O sexualismo ê um produtor de libertinagem;

O comunismo é um produtor de escravidão.

 

Este livro nasceu sem um plano premeditado. É o resultado de respostas a várias consultas. Estas respostas formavam dois volumes: Lampejos e Polêmicas, havendo em cada um destes volumes assuntos de refutação aos erros e de explanações de certas verdades religiosas.

Resolvi juntar num mesmo volume a refutação dos erros, e num outro a exposição de verdades religiosas.

Deste modo sairão estes dois volumes: O Anjo das Trevas, contendo os artigos dos Lampejos que se referem aos erros modernos.

O Anjo da Luz, contendo os outros artigos de teologia popular, que se referem à santificação das almas.

***

Pe. Júlio Maria. O Anjo das Trevas: Lampejos de doutrina, de ciência e de bom-senso, Petrópolis: Vozes, 1950, pp. 7-8.





Nenhum comentário:

Postar um comentário