domingo, 13 de setembro de 2020

Como poderemos vencer o diabo [do Catecismo dos Párocos - 1873]

 §. 18. Como poderemos vencer o diabo.

E vence se Satanás, não com ócio, sono, vinho, comida, desordenado desejo; mas com oração, trabalho, vigília, jejum, temperança, castidade. “Vigiai e orai, diz o Senhor (como jatemos dito) para que não entreis em tentação”. Os que para esta peleja usam destas armas, fazem fugir os contrários; porque o diabo fugirá dos que lhe resistem. Porém nestas vitórias dos homens santos, que temos dito, ninguém se lisonjeie, nenhuma pessoa se levante com soberba confiando que com suas forças poderá vencer as inimigas tentações dos demônios, e seus encontros: isto não é obra de nossa natureza, nem da fraqueza humana; mas somente do poder divino.

 

§.  19. Como Deus é quem nos dá todas as forças para vencer.

Estas forças, com que vencemos os Ministros de Satanás são dadas por Deus, o qual põe nossos braços como arco de metal, com cuja ajuda “é vencido o arco dos fortes, e os fracos são armados de força”; o qual nos dá socorro de saúde, cuja mão direita nos recolhe, o qual ensina nossas mãos para a batalha, e nossos dedos para a guerra, para que só a Deus se deem, e rendam graças pela vitória; pois só sendo dele autor, e ajudador podemos vencer: o que fez o Apóstolo, porque diz: “Graças a Deus, que nos deu vitória por Jesus Cristo Nosso Senhor”.

O mesmo autor da vitória apregoa aquela voz celestial em o Apocalipse: “É feita saúde, e virtude, e reino do nosso Deus, e poder de seu Ungido: porque foi lançado fora o acusador de nossos irmãos, e eles o venceram pelo sangue do Cordeiro”.

O mesmo livro dá testemunho da vitória alcançada por Cristo Nosso Senhor do mundo e da carne no lugar onde diz:

“Estes pelejam com o Cordeiro, e o Cordeiro os vencerá”. Estas cousas são ditas da causa e do modo de vencer.

 

§. 20. Quais são os prêmios dos vencedores nesta batalha espiritual.

As quase declaradas proporão os párocos ao povo fiel as coroas aparelhadas por Deus, e a sempiterna grandeza de dons deputada para os vencedores. Dos quais dons darão testemunhos divinos do mesmo Apocalipse: “O que vencer não receberá dano da morte segunda”; e em outro lugar: “Quem vencer, assim será vestido de vestiduras alvas, e não apagarei seu nome do livro da vida, e confessarei seu nome perante meu Padre, e perante seus Anjos”; e um pouco adiante o mesmo

Deus, o Senhor Nosso diz assim a S. João: “O que vencer fá-lo-ei coluna no templo de meu Deus, e não sairá mais fora”. Além disto diz: “Ao que vencer farei assentar-se comigo em meu trono: como eu também venci, e me assentei com meu Padre em seu trono. Finalmente, depois que declarou a glória dos Santos, e aquela abastança de bens, de que no céu hão de gozar, acrescentou: Quem vencer possuirá estas cousas”.

***

- Extraído do Catecismo dos Párocos (1873). Da sexta petição: capítulo XV – E não sejamos trazidos em tentação




Nenhum comentário:

Postar um comentário