sexta-feira, 28 de agosto de 2020

Mensagem enviada a D. Vital quando encarcerado


Ao ilustre prisioneiro da fortaleza do S. João foi dirigida a seguinte mensagem:

Exmo. e Revmo. Sr. D. Frei Vital Maria Goncalves de Oliveira, mui digno Bispo de Olinda.
- Nestes tempos em que a impiedade de mãos dadas com o maçonismo tem pretendido assolar o vasto Império do Santa Cruz, e em que vós, Exmo. e Revmo. Senhor, sois a primeira vítima sacrificada no Brasil a bem da Igreja Católica Apostólica Romana, de quem sois intrépido Pastor, nós, a juventude católica diamantinense, não nos podíamos conservar silenciosos à vista de um espetáculo tão triste, de que está sendo teatro a nossa cara pátria cuja constituição prometeu manter a religião católica apostólica romana, cujo juramento com grande pesar vemos hoje profanado pelo governo atual.
Compartilhamos as justas dores de V. Exma. Revma. a quem julgamos e temos não por um criminoso, mas sim por um Príncipe intrépido da Igreja Brasileira, uma das primeiras glórias da religião católica. A vossa prisão nós julgamos que não é uma ignominia para V. V. Exma. Revma., mas, uma honra que tem de possuir todo o Episcopado brasileiro se prosseguir sempre firme na brilhante carreira que tem trilhado.
Convencidos destas sublimes verdades, nós vos consolamos o pedimos a V. Exma. Revma. se digne do vosso cárcere lançar a benção em os abaixo assinados que se prezam de ser de V. Exma. Revma.  filhos em Nosso Senhor Jesus Cristo.


Francisco José de Andrade Brante
Josefina dos Santos Sá.


Cidade de Diamantina, 21 de junho da 1874,
dia do glorioso Confessor S. Luiz de Gonzaga.


Nenhum comentário:

Postar um comentário