Comentários
Eleison – por Dom Williamson
Número DCLXIX
(669) – (9 de maio de 2020)
De
Roma, enquanto Pachamama reinar,
Eu
preciso ficar longe – não há muito o que pensar.
Na semana passada,
estes “Comentários” começaram com as palavras do Arcebispo Lefebvre, em 1990,
sobre a mentalidade dos oficiais da cúpula da Igreja conciliar em Roma, e
terminaram com sua forte conclusão:
Tudo o
que podemos fazer é subir a escada (ou seja, cortar todo contato). Não há nada
que possamos fazer com essa gente, porque não temos nada em comum com ela.
Tais palavras talvez
pareçam carecer de caridade, ou pelo menos do respeito devido aos príncipes da
Igreja de Nosso Senhor, mas na verdade elas não são nem pouco caridosas nem
desrespeitosas, porque o propósito mesmo da Igreja de Nosso Senhor é: 1/ a Fé
na qual 2/ deve basear-se a caridade e 3/ o respeito pelos oficiais que devem
cuidar dessa Igreja.
1/ “Sem fé é
impossível agradar a Deus. Pois quem quer que queira aproximar-se de Deus deve
crer que Ele existe e que recompensa aqueles que O buscam” (Hebreus XI, 6).
(Ateus, se desejam acreditar em Deus, notem imediatamente que "Ele
recompensa aqueles que O buscam", e se perseverarem nessa busca, sua
recompensa muito provavelmente será que o encontrarão, tal como muitas citações
nas Escrituras o atestam – mas isso é uma história para outro momento). Todas
as almas espirituais, pelas quais somente os seres humanos vivem, vêm de Deus,
de acordo com Seu desejo de que usem suas breves vidas para escolherem
voltar-se para Ele, para a felicidade eterna em Seu céu. No entanto, embora
essa escolha seja incentivada por toda a bondade da criação, ela é
desencorajada pelos três grandes inimigos da alma, o mundo, a carne e o Diabo,
e por todo o mal que Deus escolhe permitir em sua criação, de modo que se deve
fazer uma verdadeira escolha, que requer virtude, pois, caso contrário, eu me
inclinarei para longe de Deus, em direção ao mal.
Ora, tal é a demonstração
de bondade na criação de Deus, que aqueles que a veem e ainda não acreditam em
Deus são chamados por São Paulo "inescusáveis" (Romanos, I, 20). No
entanto, o próprio Deus normalmente permanece invisível (por exemplo, Col. I,
15), de modo que a principal virtude necessária para que se comece a
encaminhar-se para Ele é a virtude da fé, pela qual eu escolho dar o salto,
desde o que vejo com meus olhos, até o que ou Quem eu devo reconhecer com minha
mente por trás do que vejo com meus olhos. Daí que o Concílio de Trento (VI, 6)
chame a fé "o fundamento da salvação", e a Igreja Católica, por suas
crenças, simplesmente explica o que preciso crer para ter fé na verdade, e não
nas falsidades, sobre Deus.
2/ Ora, não pode
haver um único desejo na vontade humana que não seja precedido por algum
pensamento na mente dessa mesma pessoa. Um desejo sem objeto é um não desejo. E
esse objeto é apresentado à vontade humana por uma mente.
Ora, a caridade é um
tipo de desejo assentado na vontade, por isso pressupõe um pensamento na mente.
E se a caridade é verdadeiramente sobrenatural, e não apenas humanista ou
sentimental, ela pressupõe um objeto sobrenatural na mente, e esse é o objeto
sobrenatural no qual se crê pela fé. Portanto, a verdadeira caridade pressupõe
a verdadeira fé, e sem a verdadeira fé sobrenatural não pode haver verdadeira
caridade. Disto resulta que, se as autoridades romanas de hoje têm uma fé pelo
menos seriamente contaminada pelo Vaticano II, como é certamente o caso, então
as pessoas que desejam manter a verdadeira fé devem ser seriamente advertidas a
ficarem longe de tais autoridades, a fim de que sua própria fé não seja também
contaminada. Em outras palavras, elas devem ser instruídas a "subirem a
escada".
3/ E ainda que aos
que estão "sentados na cadeira de Moisés" (Mt. XXIII, 2) se lhes deva
todo respeito devido à cadeira de Moisés, tanto mais à Sé de Roma, quanto aos
altos oficiais da Igreja se lhes deve toda a caridade para com as almas que têm
uma tremenda responsabilidade em seu juízo particular, no entanto, a fé
católica vem em primeiro lugar, de modo que nem o respeito nem a caridade podem
incluir que eu exponha minha própria alma ou a de qualquer outra pessoa à
contaminação de nossa fé por contatos imprudentes que arriscam exatamente essa
contaminação. Os conciliares em 2020 ainda são cruzados pela idolatria do homem
vendida por seu miserável Concílio. O Arcebispo Lefebvre estava certo: subam as
escadas. Os católicos e os conciliares estão em uma guerra de religiões, uma
guerra até a morte.
Kyrie eleison.
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